quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Teste: Buell 1125R

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Designada pelo fabricante como uma Superbike de alta performance, está destinada ao confronto, sobretudo, com as grandes bicilíndricas, nomeadamente a Ducati 1098 e a Aprilia Mille, mas também não foge a comparações com o resto das super-desportivas da atualidade.Com 146cv às 9800rpm e 11,5kgm de binário aplicados num conjunto que pesa “apenas” 170kg, será que esta máquina vai realizar o sonho de Erick Buell de construir a melhor esportiva do mundo?

Motor.

O novo motor “Helicon”, bicilíndrico em V a 72º com 1125 cc, arrefecido a liquido, foi desenvolvido em parceria com a BRP-Rotax (que desenvolveu o bicilíndrico da Aprilia) e pretendia sobretudo aliar a capacidade de desempenho com a ciclística, tendo-se tornado o responsável por garantir que 54% do peso da moto seja aplicado na roda dianteira.Das diversas características do propulsor apresentadas pelo construtor, destaca-se a existência de um volante de motor leve, para melhorar o regime de subida de rotação e as passagens de caixa, três veios de equilíbrio para redução das vibrações, um duplo veio de cames por cada cilindro, acionados, os da admissão por uma correia auto-ajustável.As sedes de válvula provêm de um desenho desenvolvido pela Fórmula 1.

A lubrificação por carter seco reduz as percas por atrito e turbulência interna. Um depósito de óleo integrado está colocado do lado inferior esquerdo do carter de modo a manter baixo o centro de gravidade, e a manter o motor compacto. O motor apresenta-se como um elemento estruturante da ciclística sendo que até inclui nele o suporte do braço oscilante.A injeção eletrônica DDFI3 proporciona um perfeito controle da mistura de combustível, que se traduz numa entrega de potência mais suave e num menor consumo. Corpos de carburação de 61mm garantem um perfeito fluxo de admissão.

O sistema de “Ram-Air” proporciona um ganho de 5% de eficácia, recolhendo o ar por entre a forquilha na parte inferior da carenagem, para uma caixa com 12 litros de capacidade que acomoda um grande filtro de ar que proporciona mais facilidade de manutenção.

Os radiadores duplos, instalados longitudinalmente um de cada lado, e cujas entradas de ar constituem um dos elementos mais característicos desta moto, foram desenvolvidos a partir de estudos de aerodinâmica, que rentabilizam a sua função a qualquer velocidade, promovendo também um desvio da saída do ar quente para longe do piloto. A sua localização também contribui para o formato compacto do motor e o baixo centro de gravidade.

O sistema de escape da HELMHOTZ apresenta um enorme silenciador montado por baixo do motor (também com vista a manter baixo o centro de gravidade) e foi concebido para otimizar uma entrega linear de potência em todos os regimes, mantendo bastante baixos os níveis de ruído e descartando em consequência os custos em peso e complexidade dos normais sistemas de escape. Duas ponteiras em aço inox escovado dão um acabamento final ao conjunto que se apresenta muito interessante ao mesmo tempo que também são responsáveis pela diminuição do ruído.Embreagem e transmissão.A embreagem dispõe do sistema HVA (Hydraulic Vacuum Assist) para tornar a manete mais “leve” e tem um sistema de deslizamento, tornando a manobra de redução muito mais eficaz. A caixa é de seis velocidades. Uma correia de transmissão em borracha da Goodyear (Hybrex) pesa apenas 480g e proporciona limpeza, baixo nível de ruído e uma grande resistência.Freios:O sistema Buell ZTL2 ™ (Zero Torsional Load) apresentado no freio dianteiro, foi desenvolvido para a Buell XBRR (a moto de competição da marca) e utiliza uma pinça de oito pistões tendo como grande vantagem a dissipação do calor e uma maior homogeneidade na aplicação da pressão das pastilhas quando apertam o grande disco de 375 mm que é fixado diretamente na roda.

Este sistema, permite além de suavizar a freada e transmitir mais confiança ao piloto, diminuir o peso e desviar a carga torsional originada pela frenagem diretamente para a roda, pelo que as vibrações normalmente produzidas são virtualmente eliminadas. Assim o peso da roda pode ser também ele diminuído, contribuindo para uma menor inércia da direção.

O freio traseiro é composto por um disco de 240 mm de diâmetro e uma pinça de dois pistões montada diretamente na parte interior do braço oscilante, ficando escondida e poupando assim 680g de peso face ás soluções convencionais.

Suspensões:A começar pelo quadro BUELL IRC (Intuitive Response Chassis) que é o mais rígido alguma vez produzido pela marca, ajudado nessa tarefa pelo motor, como já foi dito, este tem a particularidade de incorporar canais aerodinâmicos que forçam o ar quente a sair da parte de trás do motor, otimizando assim o arrefecimento. O quadro comporta ainda um reservatório de combustível que armazena metade da capacidade total.

O braço oscilante foi fixado diretamente no motor para permitir uma maior rigidez. Um conjunto de amortecedor e mola Showa com depósito externo, é fixado diretamente no quadro e no braço oscilante, sem alavancas e foi colocado desfazado do centro para permitir uma mais eficiente exaustão de calor do motor.

As forquilhas da suspensão dianteira colocadas com uma inclinação de 21º são produzidas pela Showa, completamente reguláveis, têm 47 mm de diâmetro, as bainhas são revestidas a titânio e estão colocadas em posição invertida.

A distância entre eixos é de 1384 mm.

Aerodinâmica:A carenagem foi desenvolvida em túnel de vento usando sistemas informáticos que permitiram a obtenção de uma carenagem e ecrã otimizados para permitirem proteção, silêncio e conforto ao piloto.

A zona frontal da carenagem incorpora um sistema de iluminação com seis lâmpadas que proporcionam uma iluminação muito boa da estrada. Os pisca-piscas em LED de alto brilho são incorporados nos espelhos retrovisores.

Posição de condução:Com uma posição de condução “atlética” mas relativamente confortável, as peseiras estão colocadas de forma a permitirem ângulos de inclinação em curva de aproximadamente 50 graus. Além dos instrumentos normais, a Buell 1125R ainda proporciona informação sobre o ângulo de inclinação em curva, a temperatura, tem cronômetro de volta e tempos parciais, indicador de consumo instantâneo, média de consumo, medidor de quilômetros em reserva de combustível e diagnóstico do motor.

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